Você realmente sabe como utilizar sua plotter de recorte?

Uma plotter de recorte é um equipamento que se assemelha – a primeira vista – com uma impressora, é dotada com uma lâmina que corta o desenho impresso no papel, no seu formato. Existem diversas aplicações para este tipo de ferramenta. Você tem explorado todo o potencial deste item, sabe realmente como utilizar sua plotter de recorte? Saiba mais e veja o que ela é capaz de fazer.

Plotter de recorte – impressão com qualidade e precisão para diversos usos

As plotters de recorte possuem uma infinidade de usos que são aproveitados pelos mais diversos profissionais e indústrias, desde artesãos, artistas, gráficos, engenheiros, decoradores de interiores, pela indústria têxtil e empresas que trabalham com vidros.

Empresas de sinalização, comunicação visual, empresas serigráficas e de brindes promocionais também fazem uso da plotter de recorte.

Diversos tipos de materiais podem ser utilizados, entre eles, o vinil adesivo, o vinil refletivo, alguns tipos de filmes próprios para impressão como o rubi ou âmbar, sand blast e muitos outros existentes no mercado. A plotter de recorte é bastante útil para cortar placas de PVC, acrílico entre outros.

Os produtos que nossa empresa utiliza, são compatíveis com as seguintes plotters: Power Film V3, Sport Film V3, Neon, Refletivo, Flocado, Glow in the Dark.

Impressora com tinta Eco Solvente ou Latex

Com ou sem corte integrado, este equipamento serve para a impressão e recorte dos mesmos produtos citados acima, tendo como diferença a impressão em alta definição. Estas impressoras são fabricadas pela HP, Epson, Rolland, Mimaki, Mutoh, entre outras marcas.

Os produtos que utilizamos para este equipamento, são: Power Film Print, Power Film Total Print, Sport Film Print, Sport Film Print Block e Super Block.

Diferentes tamanhos

Antigamente, as plotters eram máquinas gigantescas, mas nos dias de hoje é possível encontrá-las de todos os tamanhos, desde as grandes, de tamanho médio, às portáteis, de mesa, que mais se parecem com impressoras domésticas comuns.

O que pode ser cortado com uma plotter de recorte?

Este equipamento também faz o recorte perfeito de banners, placas, tecidos, vinil colorido, pode ser utilizado para cortar bobinas para a fabricação de logotipos diversos, números, letras, escudos e etc.

É possível utilizar uma plotter de recorte para criar imãs através de mídia magnética. Pode-se criar tatuagens temporárias feitas com material emborrachado. É possível também utilizar esta máquina para cortar tecidos para trabalho de patchwork e apliques.

Quem trabalha com transfer se beneficia bastante de possuir uma plotter de recorte. Materiais emborrachados para camisetas podem ser cortados com esta máquina, deixando-os perfeitos para serem aplicados, seja com um ferro de passar ou com uma prensa térmica, ficando com um resultado bastante profissional.

O vinil adesivo também é outro material que pode ser recortado através de uma plotter de recorte. É perfeito para a criação de adesivos decorativos para paredes de ambientes domésticos, escritórios e salões de festa.

Powerfilm®

O Powerfilm® é outro material que é recortado através de uma plotter de recorte. É um filme preparado para ser transferido através de uma prensa térmica, para aplicação em tecidos tintos sintéticos ou de algodão.

O Powerfilm® depois de recortado, pode ser aplicado em camisetas, bonés, shorts, agasalhos e moletons. Sempre é necessário o uso de uma plotter de recorte e de uma prensa para transferência para usar o Powerfilm®.

Como utilizar sua plotter de recorte?

O que você pode fazer com uma plotter de recorte vai depender do nicho ao qual você está inserido, bem como da sua criatividade.

Você poderá utilizar a sua plotter de recorte para trabalhar com diversos tipos de mídia, que incluem o corte de adesivos de vinil para decoração de paredes, transfers para camisetas, para eco-bags, aplicações para almofadas, entre outros.

As mini plotters de recorte, podem ser ligadas normalmente em um PC ou MAC, da mesma forma que uma impressora comum. Estas já vem acompanhadas de um software próprio, como um “Studio” para você criar seu design personalizado no seu computador. Depois, é só transferir a imagem criada com o software no computador para a plotter de recorte, que o material já sai devidamente e milimetricamente recortado nos seus detalhes.

As plotters de recorte cortam com detalhes estêncils para aplicação em apenas alguns segundos, para uso em camisetas e outros tipos de tecido, como o jeans. Para criar um efeito interessante no transfer, basta aplicar um strass no estêncil que você criou e transferir para qualquer superfície com o uso de uma folha de transferência, pressionando com um ferro de passar por 30s ou 20s com uma prensa térmica sob a folha de transferência. Assim, o strass ficará aderido de forma permanente ao tecido ou qualquer outra superfície.

Como você pode ver, ter uma plotter de recorte é como ter uma pequena indústria em casa ou em sua micro empresa. Você pode criar diversos tipos de arte com os mais variados materiais e assim oferecer uma ampla gama de serviços e produtos aos seus clientes. Não perca a oportunidade de possuir uma máquina como esta para deixar seu trabalho cada vez mais profissional.

Você sabe como escolher a impressora ideal para a sua necessidade? Baixe gratuitamente o nosso Guia de Impressoras e saia na frente!

Whitepaper Guia de Impressoras para personalização de roupas e acessórios

Summary
Você realmente sabe como utilizar sua plotter de recorte?
Article Name
Você realmente sabe como utilizar sua plotter de recorte?
Description
Você tem explorado todo o potencial deste item, sabe realmente como utilizar sua plotter de recorte? Saiba mais e veja o que ela é capaz de fazer.
Author

Deixe abaixo seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *