tecido-para-sublimação

Qual é o tecido ideal para sublimação de camisetas?

Trabalhar com estamparia e com sublimação requer bastante planejamento, seja na hora de comprar o material, seja nos cuidados no momento de realizar o trabalho. Tudo deve ser minuciosamente pesquisado e testado antes para que o serviço fique bem-feito e sem erros. Principalmente, é importante também saber qual o tecido correto a ser utilizado, para que não haja perdas desnecessárias, de camisetas ou de outras peças. Mas afinal, qual é o tecido ideal para sublimação de camisetas?

Existe tecido ideal para sublimação?

Poucos sabem, mas não existe apenas um tipo de tecido que pode ser utilizado para sublimação, mas sim uma ampla gama deles. Para aqueles que querem iniciar o empreendimento de estamparia por sublimação ou mesmo quem já está iniciado no mercado, sempre é importante estar a par e atualizado sobre os materiais e técnicas comuns deste trabalho antes de realmente começar a oferecer material para os clientes.

O uso da impressora, do papel e das tintas corretas são essenciais para que o trabalho de sublimação seja bem-feito, mas não menos importante é saber que tipo de tecido usar. Muitos pensam que apenas o tecido 100% poliéster é o que deve ser usado neste processo. Embora estes sejam os mais aconselhados, além deles existem também outros tipos de tecido que podem muito bem ser utilizados. Tecidos mistos que tenham no mínimo 60% de fibras sintéticas, com o poliéster e a poliamida na sua composição, podem tranquilamente ser usados  para sublimação. Entre os principais tecidos, podemos citar:

  • Poliéster+ Algodão – PA
  • Poliester+ Elastano
  • Poliester+ Viscose – PV
  • Lycra de Poliéster

Outros tecidos também podem receber estampas sublimáticas: é o caso do Helanca light, Tactel, Oxford, Cetim, Microfibra, Organza, Musseline e o Crepe, com suas variações. É importante lembrar que os tecidos de algodão e seda não aceitam a sublimação, a não ser que eles sejam tratados previamente com determinados produtos. Então, o melhor é evitar este tipo de tecido.

O requinte da impressão offset para sublimação de camisetas

É importante saber que o transfer por sublimação não prejudica o tecido de poliéster, porém, a qualidade do trabalho vai depender dos meios por onde o processo da sublimação é realizado. Os melhores e mais sofisticados resultados são obtidos através da impressão offset, que conferem uma alta qualidade da imagem impressa, a qual é permanente e com perfeita definição de imagem.

Alguns cuidados com tecidos

Os tecidos de poliéster, também chamados de tecidos sintéticos, têm por características serem bastante resistentes podendo ser lavados com mais facilidade. Eles dificilmente amassam, porém, podem queimar com muita facilidade se você errar a temperatura ou pressão na hora de estampar a sua camiseta. Por isso todo cuidado é pouco na hora de verificar a temperatura e demais mecanismos de sua prensa térmica.

P.S. O ideal é que todos os tecidos que serão sublimados tenham o acabamento adequado, ou seja, após a sua fabricação essa informação deverá ser passada para as tinturarias que irão preparar o tecido para receber a tinta durante o processo de transferência.

Você conhece outros tipos de tecidos que têm um bom resultado quando passam pelo processo de sublimação? Compartilhe-os com a gente nos comentários abaixo!



[dynamichidden categoria-post "categoria_do_post_atual"]
[dynamichidden post_atual "post_atual"]

Summary
Article Name
Qual é o tecido ideal para sublimação de camisetas?
Description
É importante saber qual o tecido correto a ser utilizado, para não perder camisetas e outras peças. Mas afinal, qual é o tecido ideal para sublimação?
Author

Deixe abaixo seu comentário