Qual a técnica mais indicada para personalizar roupas esportivas?

A indústria têxtil vem inovando diariamente na produção de tecidos especiais voltados à prática de esportes. Os chamados “tecidos tecnológicos” ou “tecidos inteligentes” foram desenvolvidos a partir de uma composição específica de fios voltados a atender as necessidades de quem pratica qualquer tipo de atividade física.

Além de contribuir para a melhoria da performance durante a prática, os tecidos inteligentes ajudam na manutenção da temperatura corporal, controlam odores, protegem do sol e até previnem lesões devido às tecnologias de compressão.

Muito mais do que funcionais, esses tecidos também vem acompanhando as tendências da moda, com estampas adequadas para a personalização desse tipo de vestuário. Para quem quer conhecer mais sobre materiais adequados à personalização de roupas esportivas, separamos algumas técnicas que, além de manterem as propriedades do tecido, garantem um toque especial para cada peça. Confira!

1. O uso do Power Film

O Power Film é um filme termo transferível para plotters de recorte, que possibilita a aplicação não apenas em tecidos sintéticos, mas também, em fibras naturais de algodão, linho e outros. A durabilidade da aplicação é outra vantagem, na medida em que, mesmo como ações externas, como o movimento, a umidade e o número grande de lavagens, não ficam prejudicadas a cor e a consistência da estampa.

2. Soft touch 3D

O Soft Touch 3D é um produto utilizado para a confecção de estampas respiráveis e conta com a exclusividade da Embaplan. Além da respirabilidade, o Soft Touch 3D possui maciez e a multiplicidade de cores e acabamentos. Essa técnica de estamparia é aplicável a diversos tipos de tecidos como algodão, poliéster, lycra e combinados, resultando em texturas duráveis e com efeito tridimensional. Feito a partir de outros tecidos e de poliuretano, o Soft Touch 3D permite um acabamento diversificado que pode ser inclusive brilhante.

3. Sublimação

A sublimação é a passagem do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido. Por meio desse processo, a estamparia desenvolveu a técnica de sublimação da tinta permitindo que as estampas saiam em maior quantidade, com maior riqueza de cores e de detalhes. Foi por meio dessa técnica, por exemplo, que a impressão de fotos com grande qualidade ganhou espaço no mercado.

A sublimação em roupas é um processo onde é possível imprimir um desenho em um papel de sublimação com tinta própria e, através de uma prensa quente, transferir o desenho para a roupa.

A vantagem desse processo é que, como o tecido é tingido para a estampa, todas as suas propriedades se mantem. Assim, no quesito “respirabilidade”, por exemplo, a sublimação é uma das técnicas mais eficientes da estamparia e que não prejudica as propriedades funcionais de tecidos respiráveis ou termodinâmicos.

Para quem quer personalizar roupas esportivas, é necessário entender quais são as características funcionais de cada peça, antes de buscar o método mais adequado de estamparia. O resultado final é com certeza gratificante, na medida em que o fabricante pode proporcionar ao consumidor roupas esportivas que simultaneamente atraiam pela funcionalidade e pela beleza estética.

Você já conhecia alguma destas técnicas? Conte-nos o que achou delas e acompanhe outras dicas como esta em nossa página!



[dynamichidden categoria-post "categoria_do_post_atual"]
[dynamichidden post_atual "post_atual"]

Summary
Qual a técnica mais indicada para personalizar roupas esportivas?
Article Name
Qual a técnica mais indicada para personalizar roupas esportivas?
Description
Para quem quer personalizar roupas esportivas, é necessário entender quais são as características funcionais de cada peça, antes de buscar o método mais adequado de estamparia. Veja mais!
Author

Deixe abaixo seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *