O que é Transfer por Sublimação e onde utilizar?

O que é Transfer por Sublimação e onde utilizar?

Existem diversas técnicas de impressão atualmente, seja por meio de serigrafia, impressão em papéis, em lona plástica ou tecidos. Hoje em dia, está bastante em alta o transfer por sublimação, método muito utilizado em brindes e produtos personalizados.

Muito se ouve sobre essa técnica, mas poucos sabem, de fato, do que se trata. A palavra “transfer” significa transferência, neste caso, do papel para o produto. Mas afinal, o que é o transfer por sublimação e onde utilizar?

O que é transfer por sublimação 

Sublimação é um processo químico de transformação do estado sólido para o gasoso. É importante saber este conceito pois permite eliminar muitos problemas na hora de estampar os produtos, bem como desenvolver os cuidados que é preciso ter com este tipo de transfer.

Muito se fala que há uma diferença entre transfer e sublimação. Embora sejam bastante similares os processos de ambos, a diferença é que a tinta sublimática tinge o tecido ao invés de ficar sobre ele, como em um transfer comum. Mas a definição de transfer é bastante ampla e, no caso, se refere não ao material utilizado, mas no ato de transferir imagens para determinado objeto. Portanto, a sublimação é considerada um tipo de transfer.

O processo do transfer por sublimação é feito da seguinte forma:

1. Impressão

Primeiro, você imprime a arte usando a tinta sublimática, uma tinta especial para este tipo de trabalho;

2. Estampa

Depois, você deve pôr este papel impresso sobre o produto que você for estampar, no caso do tecido, sempre deve ser sintético, 100% poliéster. Tecidos de algodão não podem ser utilizados neste processo. Se for aplicado sobre objetos, estes devem estar tratados com uma resina especial para sublimação;

3. Prensa Térmica

Depois, você deve imprimir este papel com a tinta sublimática utilizando uma prensa térmica específica para o produto que você está trabalhando, a 200 graus;

4. Transferência

O calor e a pressão da prensa sobre o objeto, farão com que a tinta seja transferida para o produto.

A principal característica do transfer sublimático é que a tinta se incorpora ao tecido, ao invés de ficar sobre ele, como outros tipos de transfer. Este tipo de impressão é permanente e permite o usuário lavar e usar o produto quantas vezes desejar. Assim, a estampa não irá descascar ou desbotar.

Onde utilizar o transfer por sublimação

O transfer por sublimação pode ser aplicado em inúmeros materiais e superfícies, como tecidos, porcelana, vidro, cerâmica, copos, canecas, desde que estejam tratados com uma resina especial.

Sobre tecidos, há uma infinidade de usos e combinações que podem ser feitas que garantem um excelente resultado. Ao transferir imagens principalmente sobre estas peças, com o método da sublimação não há perda de qualidade, a imagem se torna permanentemente incorporada ao tecido, com se tivesse sido tingida, além de proporcionar uma perfeita definição da imagem.

Por este motivo, a sublimação é excelente para a confecção de camisetas, abadás, linhas de moda praia e surfwear, que sempre trazem estampas com toque de clima tropical, estilosas e com cores diversificadas. Estes itens exigem uma maior durabilidade e uma impressão à prova d’água. Vale lembrar que a sublimação é o único tipo de transfer que suporta estas exigências.

Os transfers por sublimação possuem infinitas possibilidades

Camisetas impressas por sublimação são ideais para eventos promocionais. Como é um tipo de impressão bastante rápida, elas podem ser confeccionadas em pouco tempo, o que proporciona aumento da produção, além da estampa poder ser impressa em diversas cores. Este processo também é bastante comum na fabricação de abadás, onde a camiseta é sublimada por inteira.

Outros objetos, como guarda-chuvas, são produtos diferenciados com alto valor agregado. Também possuem diversas possibilidades de personalização. Geralmente são revestidos com poliéster e tratados contra raios ultra-violeta.

Há uma diversidade de produtos para sublimação e existem atualmente empresas especializadas neste tipo de impressão, onde são produzidos brindes e produtos personalizados. Estas podem atender a pedidos de pequenas quantidades e até à empresas que solicitam itens em grandes quantidades, para presentear clientes e funcionários.

Você já utilizou a técnica do transfer por sublimação? Qual foi sua impressão do resultado? Conte-nos nos comentários abaixo!



[dynamichidden categoria-post "categoria_do_post_atual"]
[dynamichidden post_atual "post_atual"]

Summary
O que é Transfer por Sublimação e onde utilizar?
Article Name
O que é Transfer por Sublimação e onde utilizar?
Description
Existem diversas técnicas de impressão atualmente, seja por meio de serigrafia, impressão em papéis, em lona plástica ou tecidos. Hoje em dia, está bastante em alta o transfer por sublimação, método muito utilizado em brindes e produtos personalizados. Muito se ouve sobre essa técnica, mas poucos sabem, de fato, do que se trata. A palavra "transfer" significa transferência, neste caso, do papel para o produto. Mas afinal, o que é o transfer por sublimação e onde utilizar?
Author

Deixe abaixo seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *