Inspiração e tendências em vestuário customizado em 2015

Inspiração e tendências em vestuário customizado em 2015

Na década de 1960, o movimento hippie explodia no mundo e as suas roupas características tomaram também a cena mundial. Eram peças tingidas, com retalhos, bordados, costuras feitas à mão, e que traziam ainda enfeites como botões, cordas de couro e flores. Esse processo de customização das roupas ganhou diversas vertentes e atualmente vem ditando tendências no mercado de vestuário.

A customização pode envolver diversas técnicas, como pinturas, bordados, estampas, aplicação de rendas, tachas e spikes,  a partir de combinações de texturas, materiais e cores, de forma criativa e original. A intenção é produzir roupas personalizadas, exclusivas, com identidade própria, capazes de fazer as pessoas se sentirem únicas e especiais.

De acordo com o website Tecmundo, a grande aposta para 2015 é o lema: “personalize seu próprio produto”. Muitas empresas estão reservando espaço para que seus clientes possam personalizar, eles mesmos, os produtos que oferecem. Isso inclusive aumenta a procura por esses produtos, já que os clientes se sentem tratados de forma única e exclusiva e se mostram mais dispostos a adquirir novas peças.

Atualmente, há inclusive lojas virtuais que possibilitam que o cliente personalize suas peças com desenhos exclusivos, bordados, estampas e até mesmo peças em strass ou pérolas. Camisas, camisetas, sapatos, sandálias, bonés e até mesmo tênis agora podem ser personalizados antes mesmo de chegarem à sua casa.

A seguir, vamos mostrar quais as tendências em vestuário customizado para 2015 que farão com que o mercado de moda se mantenha aquecido.

Aposte na sublimação

Sublimação é um procedimento de estamparia muito utilizado para a customização de roupas, pois é um processo em que o sólido se transforma rapidamente no estado de vapor, sem precisar passar por um estado líquido.

Bastante resistente à lavagem, ao calor e ao frio, esta técnica é indicada para estampar camisetas de tecidos mais sintéticos, como o poliéster, muito usados em roupas esportivas.

A customização utilizando a sublimação pode acontecer de diversos modos. Por exemplo, você pode oferecer ao seu cliente uma camisa para sua empresa com um desenho exclusivo ou estampar o nome dele no uniforme de futebol de seu time.

Serigrafia

Uma das técnicas mais usadas no meio e que é tendência para as roupas em 2015 é a serigrafia ou silkscreen. A técnica permite que sejam impressas estampas em camisetas, calças, vestidos e outras peças de roupas. Apenas com tinta, pode-se dar à peça efeitos como, por exemplo, 3D, luminoso, perolado, entre outros, o que torna a serigrafia uma opção de customização de baixo custo. Para realizar a impressão, basta vazar uma tinta em uma peça de roupa com a pressão de um rodo.

Rendas

As rendas são apontadas como a maior tendência de 2015, assim como os bordados; isso porque podem ser aplicadas em qualquer parte da peça, a custos baixos, e oferecem uma enorme variedade de modelos.

Jeans

Os jeans lavados e com strass ou tachinhas também estarão em alta e darão ao visual uma tendência mais “faça você mesmo”, mesmo que tenham sido comprados prontos.

Outro modelo em alta é o jeans “destroyed, aquela peça rasgada, surrada, que se torna um charme com adaptações criativas. O modelo mais em alta são os “dip dyed”, os tingidos irregulares, que podem ser degradês, com mistura de cores ou trabalhados com rendas.

Estampas e cores

A tendência para o mercado de camisetas é o cliente poder escolher ele mesmo como colorir a peça, ou seja, como cada cor será aplicada em seu produto. Assim, mesmo que você se depare com alguém usando a mesma estampa que a sua, dificilmente ela terá as mesmas cores. Isso vem bem a calhar, pois, para este ano, a dica é apostar em estampas de diferentes tamanhos e cores diversas.

O estilo conhecido como “artsy”, por exemplo, mistura elementos pintados à mão às peças. Pode-se pintar tecidos como a seda com desenhos abstratos, flores delicadas, ilustrações aquareladas ou acessórios desenhados.

Detalhes manuais

O trabalho artesanal e as técnicas tradicionais já têm sido valorizados há algumas temporadas. Recortes com tramas e rendas manuais recorrem a técnicas regionais para compor peças muito detalhadas e delicadas. Nesta linha, acessórios com macramê, bilro, renda são bem-vindos no vestuário. O handmade está em alta!

 

Qual dessas tendências você achou que tem mais a ver com você? Compartilhe suas impressões com a gente!



[dynamichidden categoria-post "categoria_do_post_atual"]
[dynamichidden post_atual "post_atual"]

Summary
Inspiração e tendências em vestuário customizado em 2015
Article Name
Inspiração e tendências em vestuário customizado em 2015
Description
A customização pode envolver diversas técnicas, como pinturas, bordados, estampas, aplicação de rendas, tachas e spikes,  a partir de combinações de texturas, materiais e cores, de forma criativa e original. A intenção é produzir roupas personalizadas, exclusivas, com identidade própria, capazes de fazer as pessoas se sentirem únicas e especiais.
Author

Deixe abaixo seu comentário

One thought on “Inspiração e tendências em vestuário customizado em 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *