Gestão empresarial para pequenas empresas: o que você precisa saber

Você pode ter a melhor camiseta do mercado, mas se não tiver um negócio organizado, é bastante provável que não consiga crescer ou ter grandes resultados. Uma em cada quatro empresas encerra suas atividades até dois anos após a sua criação, e a causa mais frequente disso é a má administração

Muitos micro e pequenos empresários ainda pensam que, por terem um negócio menor e com poucos ou nenhum funcionário, podem administrá-lo apenas no instinto, sem ter um processo de trabalho estruturado.

Mas saber o que está fazendo, com quem, como e por quê é fundamental para o bom andamento de qualquer negócio, seja ele uma multinacional ou uma Loja de Camisetas. E é exatamente isso que a Gestão Empresarial faz: identifica quais são os seus pontos fortes e fracos e deixa a sua empresa preparada contra qualquer imprevisto. Gerir a sua empresa é a base do sucesso para qualquer empreendedor.

Uma boa Gestão Empresarial:

  • Ajuda a estruturar o funcionamento e os processos da sua empresa, de modo a diminuir os seus gastos e aumentar seus resultados;
  • Analisa e cria estratégias para o financeiro da empresa, o que possibilita o seu crescimento;
  • Identifica possíveis ameaças e oportunidades;
  • Mantém a empresa em constante crescimento;
  • Controla os fornecedores e compras de matéria prima, evitando desperdício e mantendo o estoque dentro dos padrões estabelecidos;

4 dicas para a sua gestão empresarial

Descubra o seu modelo de negócio – Não é porque o seu vizinho trabalha de uma forma e tem sucesso que você terá também. Identifique o que funciona no seu ramo, para o seu produto e da forma como você trabalha. E esteja disposto a mudar se identificar que o que está fazendo hoje não está trazendo resultados.

Conheça os seus clientes detalhadamente – Mais do que saber o nome e a idade, busque entender do que gostam, o que consomem, quanto gastam com produtos iguais ao seu todos os meses, quais marcas mais consomem e, principalmente, quais os benefícios que esperam dos bens que consomem. Isso vai ajudar a direcionar melhor a sua produção e os seus investimentos.

Procure ferramentas que facilitem a sua vida – Se na sua vida pessoal, você não vive mais sem tecnologia, por que não estender esse benefício para o seu negócio? O que mais tem no mercado são ferramentas e softwares que ajudam na gestão de negócio e que funcionam para empresas de todos os tamanhos. Procure uma que melhor se adapte a sua rotina.

Organize a vida financeira da sua empresa – E não a misture com a sua (ou seja, nada de pagar contas pessoais com o caixa da empresa)! É essencial que você entenda quanto de dinheiro precisa para estar operacional e trabalhar sem ficar no vermelho, ou ter que tirar dinheiro do seu bolso. Assim como também é importante definir uma porcentagem dos ganhos para retirada e um valor dedicado a investir no crescimento da empresa (desenvolvimento de novos produtos, crescimento da empresa etc.).

Se você quer saber mais sobre como melhor gerir o seu negócio, trouxemos alguns conteúdos que podem ajudar:

Como montar uma loja de camisetas personalizadas

Summary
Gestão empresarial para pequenas empresas: o que você precisa saber
Article Name
Gestão empresarial para pequenas empresas: o que você precisa saber
Description
Você pode ter a melhor camiseta do mercado, mas se não tiver um negócio organizado, é bastante provável que não consiga crescer ou ter grandes resultados. Uma em cada quatro empresas encerra suas atividades até dois anos após a sua criação, e a causa mais frequente disso é a má administração.
Author

Deixe abaixo seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *