Encontre a plotter de recorte ideal para seu negócio

Você deve estar aí se perguntando, afinal o que é uma Plotter de recorte ideal? Pois é, vá se acostumando com o nome, porque as plotters representam um mercado que está cada vez mais aquecido e oferecem uma boa possibilidade de negócio.

Plotter nada mais é que uma impressora de recorte. Ou melhor, uma máquina parecida com uma impressora que é dotada de uma lâmina que corta o papel no formato de seu desenho no computador. E com o mercado em expansão, as opções e marcas vão cada vez mais aumentando.

Essas máquinas estão em evidência porque elas facilitam a confecção pulando algumas etapas do processo. Como por exemplo, corte de moldes antes da aplicação de uma estampa. Além disso, são extremamente versáteis. As plotters são capazes de:

  • Criar adesivos;
  • Recortar tecidos para aplicações diversas;
  • Recortar estampas para camisetas;
  • Fabricar placas em PVC para sinalização;
  • Confecção de brindes, dentre outros.

Qual a diferença entre uma impressora convencional e uma plotter?

plotter tem uma lâmina ou faca de corte que, ao invés de imprimir, recorta o papel no formato desejado. Diferentemente das impressoras tradicionais, que tem toner e reproduzem a imagem da tela para o papel.

Um erro comum é pensar que as plotters imprimem o desenho e já cortam no formato desejado. Não. A plotter apenas corta no formato desejado, o que – acreditem – já é muita coisa. Quando se trata de fazer adesivos ou estampas de camisetas, é preciso primeiro imprimir o desenho em uma impressora convencional e, então, mandar a folha ser para recortada na Plotter.

Atualmente, essas máquinas são peças chaves em empresas de comunicação visual, serigrafias, indústrias têxteis, de vidro, de brindes promocionais e empresas de sinalização.

Plotter para o vestuário

No caso das confecções têxteis, as plotters aliadas aos filmes de recorte para impressão de estampas, como o Power Film, representam significativa economia, porque essas “impressoras” potencializam a produção, sem perder a qualidade do trabalho manual, dos bordados, por exemplo.

Qual marca comprar? 

Existe uma grande quantidade de fabricantes. De diferentes tamanhos e preços – a maioria de origem chinesa. Dentre elas se destacam: Roland, GCC, Graphtec, Mimak e Foison. 

Desde as máquinas gigantes, com mais de um metro de boca – como a Roland Camm-Jet CJ 70, até plotters que parecem impressoras domésticas como aGCC Expert 24 LX, com sua boca de 60 cm – o importante é saber exatamente qual é o uso que você fará e qual é o equipamento que cabe no seu bolso.

Assim como os tamanhos, os preços também variam muito. Você pode encontrar plotters a partir de R$ 2.500 até máquinas bem mais caras. Além disso, é possível encontrar diversas oportunidades de empresas que desejam vender plotters, como é o caso da Akad e a Digicor. A dica é procurar bastante e até mesmo abrir a possibilidade de comprar uma máquina usada em sites de busca e compras virtuais (desde que sejam confiáveis, lembre-se sempre). Assim, é possível encontrar um bom produto, economizando um bom dinheiro.

O negócio fica ainda mais vantajoso quando você combina o uso da plotter de recorte com o O Power Film: um filme para plotters de recorte e impressão perfeito para ser transferido por termo-transferência para tecidos sintéticos ou dealgodão. Entenda mais sobre ele aqui!

Você sabe como escolher a impressora ideal para a sua necessidade? Baixe gratuitamente o nosso Guia de Impressoras e saia na frente!

Whitepaper Guia de Impressoras para personalização de roupas e acessórios

Summary
Encontre a plotter de recorte ideal para seu negócio
Article Name
Encontre a plotter de recorte ideal para seu negócio
Description
Você deve estar aí se perguntando, afinal o que é uma <strong>Plotter</strong> de recorte? Pois é, vá se acostumando com o nome, porque as plotters representam um mercado que está cada vez mais aquecido e oferecem uma boa possibilidade de negócio.
Author

Deixe abaixo seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *