Economia de energia na sua estamparia: é possível?

Se você possui planos de montar ou já possui uma pequena estamparia ou gráfica, já deve ter percebido que uma das contas mais altas com a qual tem que lidar é a de energia elétrica.Até 2020, o acréscimo na tarifa de energia elétrica para empresas deve ser de pelo menos 9% ao ano, segundo projeções da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco).

Diminuir esse gasto pode render por mês uma boa economia nos custos de operação da sua empresa. Confira agora 4 dicas que podem ajudar nessa tarefa.

  • Adquira um maquinário mais moderno e eficiente

Maquinário antigo costuma gastar, em média, 40% a mais de energia elétrica. E mesmo que o custo de comprar ou trocar o seu equipamento antigo por um novo seja mais alto, a longo prazo, o investimento vai compensar com a economia na conta de energia. Além de, claro, contar com um maquinário mais moderno.

Outro ponto importante: sempre que não estiver usando o maquinário, desligue ou coloque-o em stand by.

  • Invista na circulação natural de ar

O ar condicionado também pode ajudar a aumentar a conta, por isso, crie o hábito de desligá-lo e manter as janelas abertas pela manhã quando a temperatura estiver mais branda. Janelas amplas e portas grandes com aberturas para outras salas também facilitam a movimentação da corrente de ar nos ambientes. Se possível, diminua as divisórias e unifique espaços, assim o ar circula melhor entre os ambientes.

  • Aproveite também a luz natural

Quanto mais iluminado naturalmente o seu ambiente for, menos você precisará de iluminação artificial. Para isso, invista em tons claros nas cores da parede, como branco, bege e amarelo claro, já que eles refletem melhor a luz artificial e natural e reduzem o consumo de energia.

  • Terceirize parte da sua produção

Quem opta pela terceirização tem a garantia de receber o produto com o máximo de qualidade, além de poder contar com a experiência de uma empresa profissional no assunto, que conta com maquinário adequado para realizar o serviço da melhor maneira possível, agilizando e gerando economia para a sua produção.

  • Cuidado com a escolha dos materiais

Na compra de suprimentos para sua estamparia, veja quais produtos precisam de menos tempo de aplicação ou que tenham um processo de produção mais simples. Isso, a médio e longo prazo, também vai ajudar a reduzir a conta de energia elétrica.

Você sabe quais são os 5 erros fatais de uma estamparia? E mais ainda, como evitá-los? Descubra!

E-book: 5 Erros Fatais de uma Estamparia e como evitá-los

 

Summary

Deixe abaixo seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *