Como precificar adequadamente os produtos e serviços de uma estamparia?

Um dos maiores desafios de quem trabalha com estamparia, é saber como colocar os preços nos produtos corretamente, de uma forma em que possam ser lucrativos, porém de forma justa. A precificação é uma ferramenta muito importante no sucesso das vendas. Por isso, hoje você irá saber como precificar adequadamente os produtos e serviços de uma estamparia. Acompanhe:

Preço certo é essencial para o sucesso das vendas

Quem nunca quis ter uma camiseta com um personagem, foto ou frase favoritos? A busca por produtos personalizados estampados tem sido a preferência de muitas pessoas, principalmente os jovens.

Por esta razão, as estamparias fazem sucesso, seja vendendo online ou offline. A facilidade da internet atrai muitos consumidores, desta forma, se preocupar com a precificação adequada, que possa ser justa para o cliente e que também dê lucro ao fabricante, pode ser decisivo para boas vendas e para estar à altura da concorrência no mercado.

Como acertar ao precificar os produtos e serviços de uma estamparia?

Não é tão simples esta questão, visto que você não pode simplesmente colocar qualquer valor que deseje. É preciso avaliar diversos fatores, já que o preço será essencial para o cliente confiar em sua marca, acreditando que está comprando algo pelo preço justo.

Você pode fazer a precificação de duas formas:

  • O preço deve ser estipulado levando em conta os custos, ou os preços serão estipulados seguindo as tendências do mercado e dos concorrentes;
  • A venda do produto ou serviço deverá levar em conta apenas o custo, deixando um preço mais barato do que o praticado no mercado.

Para estipular o preço de um produto de sua estamparia, é necessário também levar em conta os gastos envolvidos até que ele possa ser finalizado. São quatro as etapas diferentes deste processo:

1 – Custo do produto: Na parte comercial, o que vale é o preço da compra do produto em si. Para quem fabrica, o valor de matéria prima e insumos é o mais importante.

2 – Despesas variáveis: Antes de precificar, é preciso fazer a soma dos impostos, das vendas, embalagens, e outros gastos volúveis.

3 – Gastos fixos: Estes são as despesas que uma estamparia pode ter com funcionários, caso os tenha, os quais ajudaram na produção.

4 – Lucro pretendido: O valor que se pretende lucrar com a estamparia.

Depois que você efetuar a soma destes quatro itens, você chegará a um valor. Compare este valor final com o do mercado. Ao fazer isto, você poderá verificar que o preço do produto poderá se enquadrar nestas comparações:

a) O resultado do valor poderá estar acima do que é praticado pelo mercado;

b) Ele poderá estar de acordo com o valor de mercado;

c) Ele estará abaixo do valor de mercado.

Você deverá ter uma ação para cada uma destas situações, para que o seu preço possa ser ajustado e ter um valor justo, que dê lucro e que seja competitivo.

Caso o valor esteja acima, é preciso cortar custos da produção ou diminuir a margem de lucro. Se o preço estiver de acordo, mantenha estes valores de custo. E caso a sua precificação esteja baixa, suba o preço para chegar ao valor de mercado.

Se o valor ficar muito acima do que o mercado oferece, você terá a alternativa de zerar a sua margem de lucro ou vender o seu produto mesmo a um preço que possa dar prejuízo no começo, o que valerá a pena, pois estará tornando o produto conhecido pelo público, a fim de que este sirva de ponte para outro produto que você possa oferecer, mais aceitável e lucrativo no mercado, compensando o prejuízo de um produto com a lucratividade do outro.

O ato de precificar um produto tem uma finalidade – a lucratividade de sua estamparia. A partir do momento em que você coloque um preço que lhe traga uma margem de lucro, mesmo se for pequena ou grande, você estará agindo corretamente.

Esteja sempre atento aos preços do seu produto ou serviço no mercado, para saber se está sendo competitivo e justo, pois não adianta oferecer um produto comum com um preço muito caro. O segredo é este.

E você? Como tem feito para precificar os produtos de sua estamparia? Quais os desafios que você enfrentou? Compartilhe sua experiência nos comentários!

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