Como identificar o preço certo dos seus produtos?

Como identificar o preço certo dos seus produtos?

Você sabe como estabelecer o preço certo e ideal para os seus produtos ou ainda trabalha no “achômetro”? Definir bem quanto cobrar pelos seus produtos ou serviços é muito importante para o crescimento do seu negócio

Ao definir um preço certo e justo, você consegue satisfazer o seu consumidor (ao mesmo tempo em que identifica melhor para quem você deve vender, seu público-alvo), definir quanto você precisa receber todo o mês para pagar toda a sua operação e aumentar os seus resultados (um preço de venda adequado gera lucro e crescimento).

Uma precificação errada é ruim para os negócios, pois faz com que as suas contas não fechem. Se o preço é baixo demais, você precisará tirar dos seus lucros para compensar gastos operacionais e outros custos. Se for muito alto, pode afastar os clientes, prejudicando o crescimento da empresa a médio e longo prazo.

Se você ainda tem dúvidas como acertar na precificação do seu produto ou serviço, esse conteúdo vai te ajudar!

Como deve ser composto o preço do seu produto

Para saber como identificar o preço certo de cada produto, você precisa saber pelo que ele é composto. Confira os itens que compõem uma precificação:

Custo: é o resultado da soma de todos os componentes necessários para a fabricação dos produtos, desde matéria-prima a impostos – ou seja, o gasto real que você tem para produzir cada item. Por exemplo, ao produzir uma camiseta com Power Film Total Print, você deve contabilizar o custo da peça + filme de impressão + mão de obra, basicamente.

Concorrência: é a contraposição entre os preços do produto da concorrência e do seu. O ideal é que o seu produto nunca fuja muito do preço praticado no mercado, a não ser que ele tenha um diferencial competitivo forte e já reconhecido.

Consumidor: é o valor que o seu cliente está disposto a pagar. Para identificar essa soma, faça pesquisa com os seus consumidores, investigue seus hábitos de consumo, poder aquisitivo e necessidades reais. Avalie também o cenário econômico pelo qual estão passando (em crises, a população costuma dar preferência para bens de primeira necessidade, deixando de lado os produtos considerados não-essenciais).

Valor agregado: é a percepção de valor que o seu consumidor tem do produto. A noção de valor agregado traz a ideia de superação de expectativa em relação aos benefícios que a sua peça oferece. O preço ideal acaba sendo aquele que cobre os custos da sua produção com margem de lucro (o seu ganho), ao mesmo tempo que oferece benefícios para a vida da pessoa que o compra (o ganho do seu consumidor).

Como precificar calcular o preço de um produto

O Sebrae lista três formas que você pode utilizar para identificar o preço certo do seu produto. Confira:

  1. Método Mark-up: análise dos custos inerentes à produção, comercialização, distribuição e divulgação do produto, acrescentando posteriormente a margem de lucro que se pretende atingir. É o método mais básico e seguro para definição de preços, por isso é o mais utilizado e recomendado.
  2. Método Preço-teto: primeiro, identifica-se o preço máximo que o mercado está disposto a pagar pelo produto; em seguida, faz-se os ajustes necessários para garantir menores custos e maior produtividade e lucro.
  3. Percepção de valor: leva em conta a percepção dos clientes em relação ao preço praticado. Na hora de avaliar o preço, os clientes também consideram os descontos, prazos, taxa de juros, serviços adicionais, atributos da marca etc. Esta é a metodologia de precificação mais interessante, pois permite remunerar todo o esforço feito para agregar valores ao produto.

Conseguimos ajudar a você na busca pelo preço ideal? Compartilhe as suas dúvidas nos comentários!

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