Como combinar sublimação e filmes de recorte?

A personalização de itens, como camisetas, bonés e outros materiais, está bastante em alta e é uma forma de se ter uma peça de vestuário original. Atualmente, existem empresas que tem modernizado o processo de personalização de camisetas de forma bastante rápida e criativa, com aplicações de desenhos, fotografias, frases e Logo, através do processo de impressão digital com materiais variados. Na questão da mistura de materiais, será que é possível combinar sublimação e filmes de recorte? Saiba mais:

Qual a diferença entre impressão por sublimação e com filmes de recorte?

Existem diferentes tipos de transfers para tecidos e outros materiais, porém, os tipos de impressão mais comuns, são:

  • Através da sublimação – A sublimação é um método onde você pode imprimir imagens de cores variadas em qualquer superfície que seja tratada para este fim ou em tecidos 100% poliéster. É um processo barato se comparado com outros e fácil de aprender.  A Sublimação é rápida de produzir, rende mais e com menos tempo.
  • Com o uso do filme de recorte – O material do filme de recorte é um tipo de vinil recortado em plotter e transferido para a camiseta através de prensa térmica. Possui varias opções de cores, o que inclui cores cromadas, douradas, prateadas e com efeito de aço escovado – algo exclusivo para tipo de impressão e que outros métodos não conseguem alcançar. Geralmente é utilizado para personalizar frases, letras e números de camisas de futebol, deixando um aspecto emborrachado. Para trabalhar com filmes de recorte, é preciso ter uma plotter e uma prensa térmica.

Unir filmes de recorte com sublimação

Antes de realizar qualquer trabalho de estampagem, é preciso se informar bem sobre os cuidados ao misturar componentes em uma impressão.

Os filmes de recorte são materiais que possuem uma película adesiva que é sensível ao calor. Ela é impressa e recortada durante a impressão, para que seja aplicada na superfície da peça de roupa através de uma prensa térmica. A diferença básica entre estes dois compostos, está no resultado final.  

Se a sua empresa produz muito material, ter uma plotter de recorte é uma forma de economizar na compra deste material.

A sublimação é um processo permite diversas possibilidades, mas é preciso ter foco no tipo de trabalho que você pretende desenvolver.

Nem todos os substratos combinam entre si, porém, unir a sublimação e o filme de recorte termo colante é possível, pois os filmes de recorte são preparados para serem transferidos através da termo-transferência sobre qualquer tecido, incluindo os tecidos tintos, permitindo personalizar itens de vestuário, como camisetas, bonés, shorts, agasalhos, moletons, etc.

Como combinar sublimação com filmes de recorte

No tecido com aplicação por sublimação, a estampa é tingida, ou seja, a imagem fica incorporada ao tecido, portanto, não haverá problema algum aplicar um filme de recorte sobre ela, pois os filmes de recortes são apropriados para tecidos que já passaram por algum processo de tingimento. Para fazer uma aplicação sobre um tecido sublimado, é bastante simples e não difere de uma aplicação normal. Veja como fazer:

  • Primeiro, faça o desenho do transfer no computador e transfira para a plotter de recorte.
  • Posicione o material na plotter e determine a força de corte necessária da imagem. Corte de forma espelhada.
  • As lâminas devem estar em bom estado de 45º ou 60º. Para detalhes muito pequenos da imagem, basta reduzir a velocidade do corte.
  • Faça um pré-aquecimento da prensa térmica e da camiseta que será estampada. Posicione seu filme de recorte já impresso.
  • A temperatura para a prensagem deve ser entre 130ºC e 150ºC, com intervalo de tempo entre 7 e 14 segundos, no caso do poliester. Destaque o filme de recorte logo após a abertura da prensa. Importante: Observe que para tecidos sublimados o material de recorte a ser aplicado deverá respeitar estes limites (temperatura e tempo), pois poderá ocorrer a migração da tinta sublimada para o filme de recorte se ele for feito com cores claras.

Como você pode ver, é possível sobrepor o filme de recorte em tecidos tintos, o que inclui tecidos que passaram pelo processo de sublimação, que é um tipo de tingimento. Vai da sua criatividade, para desenvolver sua arte de forma a combinar estes dois elementos e dar um efeito realmente impressionante ao seu trabalho.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog para outras dicas como esta!



[dynamichidden categoria-post "categoria_do_post_atual"]
[dynamichidden post_atual "post_atual"]

Summary
Como combinar sublimação e filmes de recorte?
Article Name
Como combinar sublimação e filmes de recorte?
Description
Entenda diferenças e aplicações e se existe a mistura de materiais! Será que é possível combinar sublimação e filmes de recorte? Saiba mais!
Author

Deixe abaixo seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *