Camisetas: como combinar transfer por sublimação e Powerfilm®?

O mundo da estamparia e do transfer atualmente oferecem infinitas possibilidades de materiais que podem ser combinados entre si para conferir a melhor qualidade possível para uma impressão e com efeitos realmente incríveis. Uma destas combinações é o uso do transfer por sublimação e Powerfilm. Quer saber como utilizar estes dois componentes juntos para uso em camisetas? Acompanhe:

O que é o Powerfilm?

Powerfilm é um filme para plotters de recorte fabricado normalmente em PVC ou Poliuretano, que é preparado para ser transferido através de uma prensa térmica para uso em tecidos tintos – tanto sintéticos quanto de algodão -, permitindo personalizar produtos como camisetas, bonés, shorts, agasalhos, moletons e etc.

O Powerfilm na realidade é uma marca e não o material em si. O nome correto deste material é Filme de Recorte Termocolante.

O filme de recorte é bastante utilizado para aplicação de números e nomes em camisas de futebol, proporcionando um aspecto emborrachado. O Powerfilm pode ter uma ampla utilização:pode ser aplicado em roupas esportivas, pode substituir o silkscreen para pouca demanda, pode ser usado para imprimir uma logomarca de uma empresa em uniformes e camisetas, e etc.

Para utilização do Powerfilm é necessário uma plotter de recorte e uma prensa térmica para transferência e ao ser aplicado torna-se uma estampa permanente.

Power Film Total Print é uma versão própria para receber impressão antes do recorte, e é transferido através de uma prensa térmica convencional. O material, além de ter cores mais simples, pode também incluir algumas cores metálicas.

O que é sublimação?

Na estampa sublimática, bastante utilizada na transferência de imagens para tecidos, a tinta que está no papel transfer está em estado sólido. Ao entrar em contato com o tecido ou a superfície do produto que será sublimado, através de calor e pressão da prensa térmica, evapora, penetrando nas fibras do tecido, ou demais superfícies, tingindo-as.

Como combinar transfer por sublimação e Powerfilm® para estampar camisetas?

O transfer por sublimação pode ter diversas combinações e também é possível mesclar este tipo de impressão com a aplicação de Powerfilm. Você pode aplicar uma estampa sublimática como plano de fundo, ou seja, um tecido já sublimado, em uma camiseta para receber o Powerfilm por cima perfeitamente. Fica um efeito super interessante, visto que o filme de recorte pode ter consistência e cores mais vivas e brilhantes.

Veja o que você vai precisar para realizar este trabalho:

  • Uma Plotter de Recorte;
  • Filmes de recorte para tecido (Powerfilm);
  • Pinça, para fazer a depilação do filme recortado;
  • Prensa Térmica para transferir a imagem para a camiseta;
  • Folha de papel sublimático já com a arte de sua preferência impressa
    (Clique aqui e saiba como comprar as folhas já impressas com sua arte);
  • Camiseta.

Neste processo, uma arte, imagem, letras, números ou logotipo é gerado em softwares, como o Corel Draw, depois é enviada para um plotter de recorte que deverá estar conectado ao computador e irá recortar esta imagem. Depois disto, é preciso remover o excedente de mídia recortada do pedaço de vinil, é possível aplicar tanto em camisetas de algodão, quanto de poliéster.

É preciso ter atenção para espelhar a imagem no Corel Draw ou Illustrator, antes de enviá-la para o plotter de recorte. Depois da imagem ter sido recortada na máquina, é preciso fazer a depilação (remoção de filme excedente que fica ao redor da imagem). Então, você pode aplicar esta imagem sobre uma camiseta já sublimada através da prensa térmica.

Para quem está começando no negócio mas não pode comprar uma plotter, existem máquinas mais compactas no mercado que são mais baratas e que fazem um excelente trabalho de recorte, como a Silhouette.

Se você tem uma estamparia e não quer ser apenas mais um a oferecer um serviço de estampas em camisetas, aprenda mais e novos processos de impressão e sobre como mesclar a sublimação com outros materiais, como o Powerfilm. Assim você vai gerar um diferencial para sua empresa e se tornar referência no mercado.

Você já conhecia esta técnica? Conte-nos o que achou nos comentários! 



[dynamichidden categoria-post "categoria_do_post_atual"]
[dynamichidden post_atual "post_atual"]

Summary
Camisetas: como combinar transfer por sublimação e Powerfilm®?
Article Name
Camisetas: como combinar transfer por sublimação e Powerfilm®?
Description
Quer saber como utilizar o transfer por sublimação e Powerfilm® juntos para uso em camisetas? Leia mais!
Author

Deixe abaixo seu comentário