3 dicas para evitar a ressublimação (sombra) em camisetas

A ressublimação (sombra) ou “efeito fantasma” em camisetas é o maior pesadelo para quem trabalha com sublimação. Pode ser decepcionante verificar que o trabalho final ficou com uma sombra ao redor, com a imagem desfocada ou que a tinta vazou para fora da imagem. Como evitar este problema? Veja  três dicas para evitar este problema:

Como ocorre a ressublimação em camisetas?

Para que a sublimação saia perfeitamente, é preciso ter o material correto para o trabalho, como o papel próprio, a prensa térmica e a camiseta.

A ressublimação ocorre, quando há um deslocamento do papel no momento da prensagem, quando ele não está fixo, causando um ligeiro deslizamento que deixa a imagem desfocada ou com sombras ao redor. Ao se mover, o papel cria um efeito fantasma, fazendo com que o tecido estampado fique novamente com resíduos do papel que se movimentou.

Há também um problema bastante comum, que é quando a tinta vaza para fora da área da imagem. Pode ser decepcionante, pois desta forma, o trabalho fica perdido. O que fazer para evitar estes problemas tão incômodos?

O que fazer para evitar?

Para evitar a ressublimação em camisetas, é possível recorrer a procedimentos muito simples, mas que são eficazes, como:

  • Pré-prensagem do tecido antes do trabalho final: é importante que qualquer material que for receber a imagem sublimática, seja aquecido. No caso as camisetas, devem ser aquecidas. Pré-prensar o tecido a camiseta é essencial, pois, normalmente os tecidos ao serem aquecidos, encolhem um pouco. Se este encolhimento ocorrer no momento em que a impressão está sendo realizada, a imagem ficará desfocada. Desta forma, pré-prensar a camiseta por cerca de 4 a 5 segundos na mesma temperatura que você for realizar a prensagem final, antes de colocar o papel, evita o efeito desagradável da ressublimação. A pré-prensagem também ajuda a remover a umidade do tecido e pode retirar algum amassado que possa estar presente na camiseta.
  • Remover o papel transfer corretamente: esta tarefa é de suma importância. Deixe uma parte da folha para fora da prensa e segure-a durante o processo de transferência, remova o papel, levantando-o, de forma rápida assim que a prensa começar a abrir. Deste modo você garante a prefeita termo transferência da tinta.
  • Limpeza geral da prensa: toda a máquina de transferência deverá ser limpa periodicamente, a base e a placa superior aquecida principalmente. Neste caso o Teflon de proteção ficará sempre limpo de impurezas deixando o tecido sublimado livre de sombras, pintas e manchas

Com estas dicas em mente, você evita o efeito fantasma e garante um melhor resultado final ao seu trabalho. Esperamos que futuramente, possam aparecer mais formas de impedir ou minimizar problemas, como os efeitos da ressublimação, a fim de que seja possível para qualquer empreendedor tocar o seu negócio de forma mais precisa e com qualidade, e sem desperdiçar material caso haja algum erro de impressão.

Gostou destas dicas? Conte-nos o que achou através dos comentários!



[dynamichidden categoria-post "categoria_do_post_atual"]
[dynamichidden post_atual "post_atual"]

Summary
3 dicas para evitar a ressublimação (sombra) em camisetas
Article Name
3 dicas para evitar a ressublimação (sombra) em camisetas
Description
Como evitar a ressublimação? O “efeito fantasma” em camisetas é o maior pesadelo para quem trabalha com sublimação. Veja  três dicas para evitar este problema!
Author

Deixe abaixo seu comentário